segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Resenha: Coleção Arquivo X




"VERDADE ESTÁ LÁ FORA"

Arquivo X é uma série de ficção científica que ficou no ar de setembro de 1993 a maio de 2002, foram produzidos 202 episódios ao longo de nove temporadas, exibidos originalmente nos Estados Unidos pelo canal FOX. Foram produzidos também dois filmes Arquivo X: O filme (X-Files: Figth the Future) lançado em 1998 e Arquivo X: Eu Quero Acreditar (X-Files: I Want to Believe) lançado em 2008.

Criada por Chris Carter a série contava em seu elenco com David Duchovny (Fox Mulder), Gillian Anderson (Dana Scully), Mitch Pelegi (Walter Skinner) e em suas últimas temporadas recebeu duas adições, Robert Patrick (John Dogget) e Anabeth Gish (Monica Reyes). A série também teve diversas participações especiais como, Burt Reynolds, Lucy Lawlles, Lucy Liu, Ryan Reynolds, Shia LaBeouf entre outros. Na série os agentes Mulder e Scully investigavam casos envolvendo fenômenos paranormais.

No Brasil a série foi exibida pelo canal aberto Record e pelo canal por assinatura FOX, atualmente ela é reprisada pelo canal por assinatura TCM.


A LUVA
 
Foi dado um belo tratamento a luva com impressão de alta qualidade e acabamento em verniz dando um aspecto de brilho ao Box. Essas luvas seguem um mesmo padrão, nas lombadas encontramos as fotos dos protagonistas, de um lado David Duchovny e do outro Gillian Anderson, com o numero referente à temporada e as inscrições “temporada completa” no topo e “edição de colecionador” na parte de baixo. A parte de traz do Box é um pouco diferente, da 1ª a 4ª temporadas encontramos os nomes dos episódios a sinopse referente à temporada e algumas informações sobre o conteúdo dos extras, já da 5ª a 9ª temporadas, além dessas, encontramos informações sobre o conteúdo extra de cada disco com informações técnicas de áudio, legenda, formato de tela e região.




BOX E DISCOS
 
Da 1ª a 4ª e na 9ª temporada cada Box traz sete bandejas, uma para cada disco, sendo seis discos para os episódios e um disco de extras (com exceção da nona temporada que possui dois discos de extras), já nas temporadas restantes encontramos apenas seis bandejas. A cada abertura imagens referentes a  episódios de cada temporada são exibidas e em sua lombada interna principal encontramos o título de todos os episódios, ao fim, deixando todos os discos a mostra.


Infelizmente os discos não seguem o mesmo padrão de qualidade da luva e do Box, com impressões de baixa qualidade nos discos de algumas temporadas. Ainda sim podemos encontrar impresso o título dos episódios (em português e espanhol) e as regiões dos dvd’s.




CONCLUSÃO
 
Apesar de alguns pequenos defeitos eu considero essa uma ótima coleção, com acabamento de qualidade, infelizmente não encontramos mais materiais como esse para venda aqui no Brasil, ultimamente se nós colecionadores quisermos um material de qualidade temos que buscar em lojas no exterior.

Só podemos esperar que os responsáveis por lançarem esses materiais no Brasil comecem a colocar um produto de melhor qualidade em nossas prateleiras, coisa que acontecia até algum tempo atrás, afinal de contas, todos nos que possuímos uma quantidade mínima de discos somos colecionadores e além de conteúdo procuramos também por uma apresentação de qualidade. Eu tenho o sonho de um dia possuir essa coleção em Bluray, será que é pedir demais? Só o futuro dirá.

“não acredito na indústria, comprar disco é coisa de colecionador”
- @SanyPitbull - CampusPartyBRA, 2012