quarta-feira, 7 de março de 2012

Catalogando sua coleção

Quantas vezes você já começou a catalogar sua coleção e parou no meio do caminho? Eu pelo menos já passei por essa situação diversas vezes, e procurando ajudar nesse trabalho vasculhei pela internet e descobri um aplicativo muito interessante, o My Movies, ele pode ser encontrado em versões para Windows, Android e iOs, mas aqui eu falarei um pouco sobre a versão Free para o sistema Android que pode ser encontrado na Android Market, é possível também encontrar a versão Pro que custa R$8,56.



Depois de instalado é necessário fazer um pequeno cadastro para iniciar o uso do aplicativo, feito isso, um e-mail será a enviado para confirmar o cadastro. Uma das vantagens do aplicativo é devido a ele possuir a interface em português, o que facilita bastante na hora de aprendermos a usá-lo.

Na aba Coleção você pode visualizar sua biblioteca de filmes e séries no modo prateleira, lista ou coverflow, além adicionar seus filmes fazendo uma pesquisa pelo nome do título ou simplesmente escaneando o código de barras, geralmente presente na contracapa dos discos.

Na aba Pessoas você encontra a lista com todos os atores e diretores dos filmes adicionados em sua biblioteca, clicando em cada ator ou diretor é possível ver uma foto com a sua respectiva biografia. Na aba Lançamentos é possível visualizar a lista com Bluray’s e DVD’s que serão lançados na semana, até o momento em que fiz esse artigo essa sessão não estava mostrando os lançamentos aqui do Brasil, na versão gratuita essa aba mostra uma lista com apenas 10 lançamentos.

Na aba Trailers é possível assistir a trailers dos filmes que estão por estrear ou já saíram de cartaz nos cinemas, na versão gratuita são listados apenas 10 trailers. Infelizmente aqui só pude ver trailers de lançamentos da Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, frança, Holanda, Inglaterra, Itália, Suécia e Suiça, não possuindo as opções para os Estados Unidos e Brasil, acredito que na versão Pro elas estejam disponíveis.

E finalmente na aba Ajustes é possível alterar algumas configurações do aplicativo como: vincular sua conta do My Movies ao Facebook e ao Twitter, fazer controle de conteúdo por classificação etária, criar um relatório da sua biblioteca em pdf, enviar sua lista por e-mail além de outras opções que podem ser configuradas ao gosto de cada um.

Alguns dos diversos recursos do aplicativo são:

- Adicione por pesquisa de código de barra, pesquisa de título, inserção manual ou scaneamento de câmera.
- Adicione a diferentes grupos
- Navegue com visualização de prateleira, listas ou CoverFlow.
- Visualização de dados com sinopse, lista de elenco completa, faixas de áudio, legendas e muito mais.
- Links para o IMDB.
- Capas e contracapas de alta qualidade.
- Assista a trailers.
- Integração com o Facebook.
- Funções de controle parental.
- Agite para selecionar aleatoriamente.
- Envie a lista de filmes por e-mail como TXT ou CSV.
- Coleção de títulos online para compartilhar com a família e amigos
- Controle remoto para os reprodutores Windows Media Center e Dune.

É isso, apesar do pouco tempo que uso o aplicativo achei que ele cumpriu com as minhas expectativas, roda leve no meu Motorola Defy, e posso catalogar todos os meus filmes e séries de forma rápida e prática. Indico a todos que estão procurando por uma forma de catalogar suas coleções, lembro que usuários do iPhone, iPad e iPod Touch também podem baixar o aplicativo pelo iTunes nas versões Free e Pro, que custa $4,99 (dólares).

Para mais detalhes sobre o aplicativo visitem o site oficial.

Android

iPhone, iPad e iPod Touch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados.