quarta-feira, 2 de maio de 2012

Falta de padrão nas Coleções


Recentemente adquiri mais duas das dez temporadas de Smallville, como a série é longa eu estou comprando aos poucos até completar a coleção. Quando comecei a colecionar a série ela já não vinha mais naquele box lindão em digipak e sim em dois estojos. Na época eu não achei tão ruim, pois imaginei que conseguiria completar a série toda padronizada, grande engano.

A No dia 23 de abril recebi a quarta e a quinta temporadas e imaginem a minha INGRATA surpresa quando as abri. A luva da quinta temporada segue o mesmo padrão das anteriores, mas a quarta nem tanto. Em todas as temporadas, é possível ver a imagem da capa na lombada da luva, nessa não. A lombada dos estojos também não seguem o padrão de nenhuma das outras temporadas, mas acredito que o maior erro de todos está na parte de trás da capa, com uma arte que não condiz em nada com o padrão adotado na série.

Luvas 1ª a 8ª temporada
Lombada das Luvas
Lombada dos estojos
Parte de trás das capas 4ª, 5ª e 7ª temporada

Partindo do principio que três temporadas já haviam sido lançadas porque alterar? Pior ainda se levarmos em consideração que as temporadas posteriores a quarta seguem os moldes das três primeiras. O que torna  mais difícil de entender, já que não houve uma mudança no padrão da série. Como vocês puderam ver nas imagens, essa série sofreu alterações em todas todas as temporadas, sempre tem alguma mudança. E olha que eu não comparei com as temporadas lançadas em digipak, aí é que a coisa ficaria feia.

Aqui eu falei apenas de Smallville, mas basta pesquisarmos um pouco em fóruns especializados para constatar que diversas outras séries sofreram com esse mesmo problema. Eu aconselho que vocês leiam dois artigos do ano de 2010 publicados no Blog do Jotacê, são eles: Séries em DVD: O padrão é despadronizar embalagens! e Post do Leitor: Cadê o padrão? Neles vocês poderão ver que essa não é uma questão recente, nós colecionadores já sofremos com esse tipo de situação há algum tempo.

“O único desafio a vontade de um pai
é o amor de uma mãe”
Quarta temporada de Smallville – 1º Episódo: Cruzada

Eu entendo que aqueles que estão dispostos a comprar DVD e Blu-ray ORGINAIS são de alguma forma colecionadores, não importa se grandes ou pequenos, nós compramos porque gostamos, porque de alguma forma faz parte de nós e queremos ter guardado por qualquer que seja o motivo. Aqui no Brasil nós pagamos caro para adquirir essas coleções, quem compra no exterior sabe bem disso, lá nós encontramos coleções belíssimas que chegam a ficar com preços mais baixos do que os praticados por aqui, mesmo com frete e imposto de importação inclusos.

Agora faltam apenas as duas últimas temporadas da série para completar minha coleção e espero não ser surpreendido novamente, acredito que por elas serem mais recentes algum padrão deve ter sido mantido. O que vocês pensam sobre tudo isso? Deixem seus comentários indiquem, ou não, séries e filmes, deixem sua opinião sobre o assunto.

E para nos deixar com um pouquinho mais de inveja, fica aqui uma imagem da coleção completa de Smallville lançada nos EUA, que por sinal, virou um sonho de consumo.

Coleção completa de Smallville: Edição Norte Americana
Smallville: Coleção Completa


Veja Também:

Um comentário:

  1. Nós, colecionadores, somos sempre desprezados pelas distribuidoras. Há algum tempo comprei as 10 temporadas de Stargate SG1... a terceira temporada veio em fullscreen, enquanto as outras eram 3 em 16x9... uma lastima!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados.